Cultura: os audiolivros ajudam no aprendizado da língua inglesa?
Newsletter
Receba nosso informativo cadastrando seu e-mail aqui
Links Úteis
A era digital moderna não surpreende mais ninguém com os audiolivros, pois o “formato eletrônico” já se tornou algo habitual. Quando uma pessoa sente repentinamente a necessidade de consolidar o conhecimento de uma língua estrangeira, a primeira coisa que vem à mente são materiais educacionais informativos disponíveis na Internet. Naturalmente, desde o jardim de infância as crianças aprendem que o livro é um tipo de manuscrito capaz de ensinar algo, de instruir.
Em suma, os livros são considerados patrimônio cultural há algum tempo. Mas, na era da digitalização, da inovação, da "eletrônica" e afins, os audiolivros também são extremamente práticos em todos os sentidos. Audiolivros (no mundo acelerado de hoje) são a melhor maneira de aprender inglês e ninguém pode contestar ou negar esse fato. É muito difícil superestimar sua utilidade e eficácia nos tempos atuais.
Quais características devem ser consideradas ao escolher um audiolivro para o aprendizado de uma língua estrangeira?
Coisas digitais como os audiolivros não são apenas uma “alternativa eletrônica” às edições textuais comuns. São também manuscritos discretos, gramaticalmente corretos e interessantes, que foram interpretados em longas mensagens de áudio. Sua missão principal não é apenas o ato de escutar, mas também o de ensinar. Agora todos têm mais uma oportunidade de aprender inglês da forma mais rápida possível.
Mas antes de iniciar essa interessante jornada “intelectual” em todos os sentidos, é importante definir alguns aspectos. Ao escolher um audiolivro, a pessoa deve fazer algumas perguntas criticamente importantes. Entre elas estão:
- Qual o nível de conhecimento já existente? Mesmo um livro em formato de áudio deve ser escolhido com base nos conhecimentos teóricos, nas habilidades práticas e na capacidade de falar o idioma em questão. O nível de dificuldade, como regra, é diferente para cada um – individual. Se a opção escolhida for muito difícil, o interesse em adquirir novos conhecimentos pode desaparecer rapidamente. Por isso, é mais correto selecionar uma alternativa que corresponda ao nível de conhecimento do estudante.
- É melhor escolher o original ou um audiolivro adaptado? Sim, esses formatos diferem significativamente entre si. O original, na maioria das vezes, é mais complexo, inclui discursos e expressões em áudio mais difíceis. Já as versões adaptadas são mais fáceis de entender, simples em seu conteúdo e são absorvidas e memorizadas mais rapidamente.
- Quais são as preferências pessoais da pessoa em literatura, arte, criatividade? Deve-se prestar atenção à compreensão da temática, “viagens”, direções e outros aspectos, conceitos, ideias sobre os quais o áudio livro será “escrito” ou narrado. Por isso, é importante escolher aquela edição “eletrônica” que será o mais produtiva e confortável possível para a escuta, e que motive o estudante a estudar o material informativo.
- Qual narração escolher? Como mostra a prática real, os e-books em formato de áudio são dublados por pessoas comuns (especialistas na área) ou por robôs online com boa pronúncia. Também é possível escolher audiolivros com voz masculina ou feminina na narração (cada um tem sua preferência pessoal – por isso é importante escolher a opção mais adequada para o sucesso no aprendizado da língua).
Normalmente, o processo de aprendizado de uma língua estrangeira pode começar assim que o livro digital estiver completamente baixado ou carregado em algum dispositivo eletrônico (gadget, smartphone, laptop, notebook ou outro aparelho). Assim que o aluno clica no botão Reproduzir, ele pode começar imediatamente o processo de aprendizagem (sem esperar). O mais correto, segundo a prática, é escutar o livro em trechos, pois assim a informação será assimilada com maior eficiência.
Quais são as perspectivas de aprender esse idioma importante usando audiolivros "eletrônicos"?
A ajuda das editoras digitais pode ser combinada com outros métodos de aprendizagem de línguas estrangeiras. Trata-se de anotações escritas, assistir a filmes, utilizar aplicativos web ou programas especiais, testes etc. Todas as concepções e opções são boas a seu modo. Mas, se falarmos especificamente sobre audiolivros, deve-se destacar as perspectivas desse método. Entre elas estão:
- A possibilidade de melhorar de forma mais global a identificação dos sons. Isso significa que o estudante terá que fazer alguns exercícios de forma prolongada – repetir palavras, escutar a informação novamente, tentar reproduzir certas combinações de palavras, frases, palavras isoladas ou expressões.
- O aumento significativo do vocabulário pessoal. Assim que o aluno ouvir palavras ou frases novas, ele pode imediatamente traduzi-las para entender com mais precisão do que se trata. Se no audiolivro for feita a tradução para a língua materna após cada frase, a memorização será mais fácil e rápida, e o vocabulário será enriquecido.
- A melhora das habilidades e conhecimentos gramaticais. No livro digital não serão pronunciados apenas verbos modais, mas também diversas construções gramaticais, tempos verbais etc. Se prestar atenção, pode-se entender como pronunciar corretamente certas frases, sentenças, citações e expressões.
- A possibilidade de aprender expressões fixas. Na prática, existem frases que podem ser ouvidas com muita frequência e praticamente em todos os lugares na vida real. Portanto, ao escutar o contexto autêntico, a origem e diferentes formulações, pode-se finalmente entender como pronunciar corretamente essas expressões e similares.
Aprender esse idioma internacional com a ajuda de audiolivros que correspondem ao nível de conhecimento de uma pessoa em particular é bem possível. O mais importante é ter o mínimo de paciência, bem como uma forte determinação, seguir em direção ao objetivo e não se preocupar com a possibilidade de que "algo possa não dar certo". Antes de tudo, a regra principal é não ser preguiçoso e encontrar tempo para ouvir. Em segundo lugar, é mais correto escolher um audiolivro “eletrônico” que agrade, que seja interessante, compreensível e adaptado às necessidades individuais de quem deseja dominar perfeitamente essa língua tão popular no mundo.
Data: 20/08/2025
Compartilhar: